CIDADÃO CONSCIENTE

Câmara de Belo Oriente vira referência para projeto de cidadania em Cachoeira Escura

A vereadora Nacife Menezes, presidente da Câmara de Belo Oriente, se reuniu, na segunda-feira (15), com alunos e professores da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves no Distrito de Cachoeira Escura para conhecer e discutir o Projeto Participação Cidadã: crianças, adolescentes e jovens também podem e devem participar", desenvolvido por meio do professor Patrick Gonçalves Campos com alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem como objetivo estimular a participação do estudante na gestão pública do município, fortalecendo a cidadania, pois integra um conjunto de direitos que dão ao cidadão a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do povo belorientino.
"É extremamente importante estimular a participação dos adolescentes da escola na vida política e no desenvolvimento da sua cidade. É interessante despertar o interesse pela coisa pública e sobretudo motivá-lo a participar das decisões. É na escola que temos os primeiros contatos com a vida em sociedade, desenvolvemos as primeiras vivências e encontros sociais e nos preparamos para enfrentar o mundo adulto. Devemos ter em mente que fazemos parte de uma sociedade, portanto, nossas ações devem favorecer o bem-estar de todos", afirmou Nacife Menezes, que durante o evento entregou aos 120 alunos de Cachoeira Escura um livro sobre bullying, que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar, para ser trabalhado pedagogicamente pela escola como projeto.
A visita dos alunos à Câmara de Belo Oriente, justamente no dia de uma sessão ordinária, faz parte das ações do projeto, conforme Patrick Campos. "É possível concluir que este projeto permite ao aluno conhecer sentidos e significados de temas que fazem parte da vida de cada um. Também como membros da sociedade ou de grupos sociais, eles adquirem dentro e fora da escola conhecimento e praticam cidadania dentro do seu modo de referência cultural. Desta forma, os estudantes são capazes de conhecer, criticar, opinar e interagir no espaço em que vivem, mas com uma visão mais ampla e justa", destacou.
Ainda participaram da reunião o prefeito Hamilton Rômulo, o vice Geci Ribeiro e os vereadores Juscélio Luna, Alfredo do Lori, Tião Faria, Fá, Vaguim da Borracharia, Disson, Kará, José Pires e Edmar. O vereadores Rivaldo justificou sua ausência.









Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sei que o assunto e outro. Mais eu naò poderia de deixa. De falar sobre. O absurdo. Os valores dos uniformes. Da ilda .morais. Ja penssou aqueles pais que tem. 4. A 5 filho na Escola. Fica dificil paga .28 .de uma bermuda .ou 36. Em uma calsa de uniforme. Algun veriador. Poderia imtervir .Para nüs ajuda . Resolver. Pois sabêmos que temos que uniformiza mossos filho. Mais . O que a Escola ilda morais esta fazendo e. Fora. Do nosso alcanse

    ResponderExcluir
  2. está de parabéns alguém olhando pelos os jovens de nosso município. parabéns Patrick você é um excelente promocional.

    ResponderExcluir