CHAMA DA ESPERANÇA


Academia de artes marciais de Belo Oriente

ganha novo impulso com ação de “padrinhos”

Coordenadores, professores e alunos da Associação Comunitária de Esporte Social e Cultural (Acesc), também conhecida como Centro de Artes Marciais de Belo Oriente (Cambo), ganharam dois reforços de peso na luta pela manutenção do trabalho social e voluntário realizado há sete anos. A surrada e já desgastada lona do tatame da academia será trocada por um equipamento novo, graças ao envolvimento do prefeito Hamilton Rômulo e da presidente da Câmara Municipal, vereadora Nacife Menezes.
Sensibilizados pela iniciativa, os dois “padrinhos” da Cambo decidiram se empenhar por conta própria para manter viva a chama da esperança de dezenas de jovens e adultos que encontraram no esporte uma maneira simples e prática de melhorar a qualidade de vida. “Para nós pode ser uma medida simples, mas para os idealizadores e alunos da academia esse apoio tem um significado enorme, pois mexe com a autoestima e a motivação de muitos moradores de Belo Oriente”, destacou Nacife Menezes.
Localizada na sede de Belo Oriente, a academia possui hoje cerca de 40 alunos, entre jovens e adultos, inclusive atendendo moradores do Distrito de Perpétuo Socorro. O projeto tem o objetivo de difundir algumas modalidades de artes marciais, como judô, jiu-jitsu, boxe, muai-tay e taekwon-do. O proposito é oferecer lazer, disciplina e ocupar o tempo e a mente dos atletas de diversas idades, como frisou o idealizador da Cambo, Renilson Reis da Silva. A equipe belorientina é dirigida pelo professor Renato Calori, de Ipatinga.
Projeto de Lei
De acordo com Nacife Menezes, na próxima sessão da Câmara de Belo Oriente, será incluído na pauta de votação o projeto de Lei de sua autoria que declara de utilidade pública a Associação Comunitária de Esporte Social e Cultural (Acesc). “Essa, por exemplo, é uma forma de permitir que a entidade possa obter ajuda de órgãos públicos”, explicou a vereadora. Para ela, a “academia tem a finalidade de promover assistencial social, apoiar os seus membros associados e comunidade em geral, e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade justa e solidária”.
Paralelamente a essa iniciativa, os colaboradores da academia ficarão encarregados de elaborar um plano de ação anual para buscar patrocínios e investimentos externos, com base na Lei de Incentivo ao Esporte.

Reconhecimento
Para o morador José Roberto, pai de aluno do jiu-jitsu, é necessário elogiar a iniciativa dos “padrinhos” da Cambo. “Devo ser coerente com o que vejo e penso. A doação da lona para recuperar o tatame da academia, já desgastado com o tempo, é louvável. Devemos reconhecer o empenho e envolvimento do prefeito e da vereadora de Belo Oriente que se dispuseram a melhorar as atividades dos alunos. Na verdade, eles estão ajudando é a comunidade. Vejo que as coisas estão mudando mesmo e espero que isso traga novos resultados”, reconhece. Dentro do pacote de ajuda a entidade está previsto a doação de materiais para construção de um banheiro, manutenção da comissão técnica e a doação de quimonos (roupa específica para treino e luta).

Postar um comentário

0 Comentários